quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Br 101 - Rumo ao Extremo Sul do Brasil

 
BR 101 – Rumo ao ponto extremo sul do Brasil 

Curitiba, capital do Paraná, aqui começa uma longa jornada com destino ao ponto extremo sul do Brasil – Arroio Chuí, no estado do Rio Grande do Sul, fronteira com Uruguai. Até lá serão visitados 49 municípios todos próximos a rodovia BR 101, também conhecida como Translitorânea. O objetivo dessa viagem é registrar e divulgar em imagens e textos a maior quantidade de informação possível sobre cultura e meio ambiente sem deixar escapar, é óbvio, o registro das boas idéias!. Os recursos financeiros para tal empreitada são pouquíssimos, por esse motivo conto com o apoio e compreensão de todos por onde passar e para isso uso  o  princípio do consumo colaborativo. Obrigado!


Pacífica, diurna, contudo uma vida noturna excitante com suas belas mulheres discretas, porém instigantes; no Largo da Ordem  - Centro Histórico - desfilam  sedução e é nesse agradabilíssimo lugar que realmente Curitiba apresenta vida , vida de gente elétrica, de gente viva, de gente que faz arte e de arte é feita. Calçadas largas e bastante arborizadas propiciam bons passeios - a pé - por todo centro dessa agradável cidade, onde o improvável é não encontrar o destino que se procura - Curitiba, o difícil é errar!


























































texto/fotos : Assis  garceZ


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

nOta - bAZar

BAZAR
mimos e fraternidade de A a Z

O bAZar é fruto de profunda reflexão sobre a humildade no ato da doação. Após anos de tentativas - algumas acertadas, muitas outras não -, percebemos que doação é troca. E, para que ela seja bem sucedida, a instituição e/ou pessoa tem de precisar daquilo que você quer doar. Só que nem sempre essa equação é exata e acabamos nos frustando quando nossa doação não acontece ou acontece de maneira diferente da que vislumbramos. É dessa frustração e da busca interna por atitudes mais fraternas que nasce a ideia de um caminho indireto. Vendemos mimos novos e seminovos que lhe agradam e revertemos essa verba em produtos e serviços de que as instituições idôneas realmente precisam, de acordo com a demanda previamente levantada por nós.
Você encontrará de tudo um muito. Pra todos os gostos e bolsos. E sua compra será revertida em benefícios para raças, idades, credos e condições psicofísicas diversas.
 O bAZar é isso. Mimos e fraternidade

terça-feira, 29 de novembro de 2011

poética Mente








efêmEra











fotos/photo: Assis  garceZ

foTo-graPhia

Assis  garceZ

nOta - Dança

INSCRIÇÕES ABERTAS - VII VISÕES URBANAS - ABRIL/2012


Estão abertas as inscrições para o VII Visões Urbanas - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas.
O Festival Visões Urbanas é uma oportunidade para as companhias e artistas, que realizam trabalhos voltados para espaços públicos e paisagens urbanas, apresentarem suas criações e trocarem experiências com a cidade de São Paulo.
O festival é realizado desde 2006 e já contou com a participação de grupos e criadores de vários estados do Brasil e de países como: Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Alemanha, Bélgica, Turquia, Itália e EUA . 
As propostas deverão ser enviadas somente pelo correio de 10 de novembro de 2011 a 27 de janeiro de 2012. Não serão aceitas propostas com data de postagem posterior ao dia 27 de janeiro.
Endereço: Estúdio Artesãos do Corpo - Rua Dr. Veiga Filho, 176 / 62 - Bairro: Santa Cecília - São Paulo - SP BRASIL - CEP: 01229-000. 
O projeto deverá conter:   
1) Nome do grupo/companhia/artista, nome do responsável pelo grupo, telefone (fixo e celular), e-mail, site;
2) release do espetáculo;
3) ficha técnica completa com a duração do espetáculo e número de profissionais essenciais na viagem (no caso de companhias e artistas que não sejam da cidade de São Paulo);

4) necessidades técnicas (som, cenografia etc) , tempo de montagem e desmontagem;
5) histórico do grupo/companhia/artista + clipping de imprensa ;
6) vídeo do espetáculo na integra - só serão consideradas imagens colhidas em espaços públicos e/ou paisagens urbanas;
7) 4 fotos em formato digital (jpeg) acima de 300 dpi. O festival acontecerá na segunda quinzena de abril/2012 e oferecerá aos contemplados: cachê, hospedagem, alimentação, traslados e apoio para transporte para grupos de fora da cidade de são Paulo.
O resultado da seleção estará disponível no blog: http://www.festivalvisoesurbanas.blogspot.com/ a partir do dia 13 de fevereiro de 2012.
Maiores informações: contato@ciaartesaosdocorpo.art.br



IlustrIs

Nelson

humanis Canis

Assis  garceZ

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

nOta - Horta Urbana Orgânica


Algumas razões para o cultivo em casa






Se você espera ardentemente chegar o fim de semana ou aquele feriado prolongado para se envolver em  um lazer junto à natureza está na hora de conhecer um tipo de lazer simples, e criativo: Cultivar uma horta orgânica bem no seu lado, no quintal ou na varanda! Para refletir sobre o assunto, seguem 8 razões para lançar-se neste projeto desafiador!

1- Lazer verdadeiro:  O cultivo de uma horta urbana é um lazer econômico, sempre disponível, que exige real interação com a natureza. Alí você tem é o agente  e tem papel preponderante.Trata-se  também da oportunidade de um diálogo que se estende entre você e suas plantinhas, que surge da observação de suas necessidades, de sua beleza , de seu crescimento e tranformações constantes. Observa-se na horta o próprio desenrolar da vida, processos simples do crescimento nos inspiram a crescer com elas e a  nos transformarmos também!

2- Lazer ecologicamente correto. O cultivo ecológico, que é nossa proposta, supõe a não contaminação do ar, da terra e da água, mantendo a vida de diversas espécies do solo e a vida de todo o entorno. Com o passar do tempo vemos manifestar-se no espaço da varanda ou do jardim um microclima diferente, agradável, propício à vida de inúmeros e belos insetos, pássaros, aonde anteriormente  havia apenas um cimentado estéril onde a natureza não podia se instalar por completo. Este microclima propício é a nossa maior ferramenta, a chave para o sucesso de nossa horta urbana orgânica.

3- Lazer criativo. Com a prática experimentamos o plantio de diversas hortaliças, ou de diferentes fórmulas de preparo da terra, além do que ao longo do ano as variedades a serem plantadas terão que acompanhar a mudança das estações, variando o cardápio da família.

4- Atividade lúdica e relaxante - ao ar livre e de baixo custo. A horta agrega pessoas ao seu redor ,atende a grupos com perfis diversos , e pode representar lazer importante para portadores de limitações físicas leves, grupos da terceira idade , proporcionando saúde  física e mental a todos que dela se aproximam representando  grande alegria para crianças e jovens que desde cedo aprendem a respeitar a natureza.

5- Atividade que embeleza as sacadas e balcões e pode se prestar a reaproveitar espaços ociosos como terrenos baldios, lajes superiores de edifícios ou em comunidades carentes, servir como horta comunitária.

6- Atividade que melhora a gestão da energia em nossas casas na medida em que estimula o reaproveitamento dos vegetais através da compostagem dos resíduos orgânicos que sobram de nossas refeições e empregando somente insumos orgânicos como húmus .

7- Proporciona alimentos colhidos no melhor momento de sua maturação, do qual você não só conhece a procedência mas se orgulha muito dela! Decorrem  daí frescor e  sabor inigualável

8- Atividade que conduz o ser humano de volta ao contato com os ritmos cósmicos que regem todos os seres vivos. A vida urbana prioriza o imediatismo,a facilidade de encontrar nas prateleiras dos supermercados  durante todo  ano, todos os produtos, o que nos afastou do  contato com  a realidade da  sazonalidade  dos alimentos, que são ofertados  pela natureza ao longo das estações do ano, segundo uma sabedoria superior para nosso desenvolvimento, conceito tão conhecido de nossos antepassados e que pode ser resgatado a partir do contato com a horta.












fotos: divulgação

Maria Regina Godinho
Téc. em Agricultura Orgânica / UNICAMP

  

poética Mente




Apartado
de lado
parte


Assis garceZ

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

humanis Canis

Assis  garceZ

biomas do Brasil / biomes of Brazil

Fabacea
 Encontrada no bioma Cerrado nas Matas de galerias, importante ecossistema responsável pela proteção dos córregos e rios e com durabilidade de aproximadamente uma semana, essa raríssima flor - Fabacea, tem sua floração no mês de Outubro, período com maior intensidade das chuvas.

Rare flower found in the Cerrado in Brazil Forest galleries, important ecosystem for protection of streams and rivers. With durability of about one week, the Fabacea has its flowering in October, a period of more intense rainfall.


photo and research / foto e pesquisa: Assis garceZ

terça-feira, 25 de outubro de 2011

foto varaL / photo varaL




photos / fotos: Assis garceZ

nOta - Dança / nOtes - Dance

Tambor de Crioula do Maranhão de luto
divulgação

No centro da roda a dança em giros que transbordam a espiritualidade corporal sob o ritmo mandante dos tambores; enfim o grito que ecoa corpo adentro como um canto de liberdade, rodopios em suas saias rodadas em uma coreografia livre onde as coreiras – dançarinas do Tambor de Crioula – tem na expressão única de cada parte do corpo: cabeça; ombros; quadris; um verdadeiro transe somente interrompido pelo punga, que consiste na umbigada quando a dançarina encontra a outra com um baque de barriga com barriga transferindo o momento de reinado na roda para outra. Tambor de Crioula, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, dança de origem africana muito praticada no estado brasileiro do Maranhão está de luto, ontem, dia 24 de Outubro, faleceu Dona Mundica, célebre coreira, do Tambor do Mestre Felipe, seu esposo, também falecido e expoente máximo do Tambor de Crioula do Maranhão. 
       Creole Drum of Maranhao is in mourning
In the center of the wheel spins on the dance overflowing spirituality principal body in the rhythm of the drums, and finally the cry that echoed inside the body as a song of freedom, in their skirts swirling in a free choreography where the dancers have the unique expression of each part of the body: head, shoulders, hips, a true trance only interrupted by "Pung," which is when the dancer is another, belly to belly transferring the time to reign in the wheel to another. Creole Drum, Intangible Cultural Heritage Brazilian dance of African origin widely practiced in the Brazilian state of Maranhao is in mourning yesterday, October 24, died Doña Mundica, renowned dancer, Drum Master Felipe, her husband, too late, epitome of  Drum Creole of Maranhão.
  
by/por: Assis  garceZ

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

nOta - Ocupa Sampa / nOtes - Occupies Sampa


GRITAR!
Com força, pra ganhar.
Assis  garceZ
 Ocupa Sampa, movimento apartidário, autônomo e de auto-gestão, que tem na luta pela democracia (ela existe?) participativa, sua origem de existir ou re- eXistir. Acampados debaixo do Viaduto do Chá no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo e vizinhos do Prefeito Kassab, o movimento com muita organização e disposição, manifesta sua insatisfação, que é o que realmente importa.
Assis  garceZ
Chega! algo tem que ser feito, ser dito, mudado – mudar! As causas dessa indignação são muitas, todas de extrema importância, se vão ser atendidas, pode ser; porém o mais importante está feito – Movimentação. Ficar parado como retardados já não satisfaz, ainda bem - melhor tarde do que nunca. Os delinquentes que alguns problemas trouxeram para os acampados e logo resolvido pela comissão de segurança, representa apenas a mesma indignação - só que mais brutal – dos mesmos acampados pelo mundo afora, a diferença é que esses delinquentes se valem das mais antigas redes sociais - as sarjetas, os esgotos, a escória. 
Assis  garceZ
Cada um luta com as armas que possui, cada um agride como pode, o que vale é lutar, é agir ou reagir. Com doações de mantimentos e acessórios como cobertores, sendo feita pelas redes sociais, o movimento agrega melhores condições de se manter firme e forte, contudo dinheiro não é aceito; a participação de todos e locais para descartes de copos plásticos e lixo orgânico garante a limpeza na ocupação.
Assis  garceZ
E, como dito pela comissão de comunicação - reunir 2 milhões de indignados como condição de retirada do Ocupa Sampa no centro da grande cidade chamada São Paulo, talvez o acampamento não demore muito, pois : Forte e Grande é Ocupa Sampa e logo essa energia chegará a esses 2 milhões de insatisfeitos para a grande ocupação, inclusive com a importante e numérica participação da brigada dos delinquentes. Como eu, como você!
Assis  garceZ

 “Pare e reflita, crie e continue a arte de mudar,
mude a sua rua, mude o seu emprego, mude o seu estado
Está na hora de mudar!”
Cólera
by/por: Assis  garceZ

SCREAM!
With strength to win!
 

Occupies Sampa, nonpartisan movement, autonomous and self-management, which has in the struggle for democracy (it exists?) Participatory, its origin exist or re-exist. Camped under the Viaduct Valley Tea Anhangabaú, downtown Sao Paulo and neighboring Mayor Kassab, the movement very organized and accessible, expresses his dissatisfaction, which is what really matters. Enough! something must be done, be told, changed - change! The causes of anger are many, all extremely important, whether they will be met, it may be, but most importantly it's done - Movement. Stand and delayed no longer meets, thankfully - better late than never. The problems that some offenders brought to camp and soon solved the safety commission, is just the same indignation - but more brutal - the same camped around the world, the difference is these criminals make use of the oldest social networks - the gutters , the sewers, the scum. Each fight with the weapons you have, how can each one attacks, the fight is worth, is to act or react. With donations of supplies and accessories such as blankets, being made by social networks, the move adds a better position to stand firm and strong, yet money is not accepted, with the participation of all local and discard disposable cups, organic waste, the Cleaning is a constant on-site. But if depend on what was said by the Communication Commission, to gather 2 million angry people as a condition of withdrawal of Occupies Sampa the center of a large city called São Paulo/ Brasil, the camp may not be too long because: Strong and Great is Occupies Sampa, then this energy will come to those 2 million for the wonderful job dissatisfaction, including the important participation of the brigade and numerical offenders. Like me, like you!

"Stop and think, create and continue the art of change,
Change your street, change your job, change your status
It's time to change! "
Cólera


terça-feira, 18 de outubro de 2011

humanis Canis

Assis  garceZ

galeria na RUA / gallery on the STREET

Assis garceZ




esCrita - Siamesas







Sentimentos compartilhados na ausência da presença - sensações, desejos, aspirações, tudo compartilhado. E, a matéria onírica, será que também faz parte do vasto cardápio da individuação coletiva constante. Siamesas, como árvores unidas pelas raízes compartilhando a mesma seiva, como folhas murchas sobrepostas no chão da virtualização; quem vai ser devorado, o ser? O ser o quê? Uma vida nua sem molduras, sem dormir ou acordar, enfim o imagético livre e materializado, não ocupando um lugar e sim fazendo parte desse lugar que já não é o mesmo e nunca será; não um lugar – O lugar. Aqui, acolá, presente, agora não mais esquecido, eternamente transformado, transformando a imagem que se apodera e a cada um se renova, se espalha, se entranha na imensidão do sonhar, do todo atemporal, do nada impossível, a não ser – ser um só. Não passamos de siamesas capilares em uma eterna instauração, compartilhando a sensação de narcose como seiva; como árvores unidas pela raiz.


    














 Capillary Xiphopagus Between Us - Tunga


texto/fotos: Assis  garceZ

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

para VER! / to SEE!





 Ela 


Ela, pedra inerte
ou
Ele, movimento instante
Ela em fragmentos de imagem
ou
Ela inerte e inteira
Ela viva em frenéticas idas
ou
Ela, vida em inerte ser.
 


Intérprete-criadora - Michelle Pereira

Fotografia  - Leonardo Rizzaro 

Texto - Assis garceZ

Inverno  2011 - Santa Catarina - Brasil 

para OUVIR! / to HEAR!

foto varaL / photo varaL

Assis  garceZ



galeria na RUA / gallery on the STREET

Assis  garceZ

quinta-feira, 6 de outubro de 2011