O lugar para sua horta orgânica urbana
Se você finalmente decidiu implantar a horta orgânica em seu terraço ou jardim, pode agora definir qual o melhor lugar para este empreendimento.O sucesso de uma horta está intimamente ligado à sua localização. Vamos ver juntos qual são os pré-requisitos para garantir o bom desenvolvimento de sua horta.
Gosto de pensar que as plantas como seres vivos que são , precisam viver em ambiente harmonioso e acolhedor. Um ambiente sem picos de temperatura para mais ou para menos, com água abundante mas sem acúmulos, sol direto e umidade proporcional.Trata-se de com simplicidade atendermos alguns aspectos básicos.
Três fatores são fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas da horta: água, luz e alimento.
Portanto instale sua horta próximo a uma torneira com mangueira, ou perto de um reservatório para não dispender muita energia com transporte de água, mesmo porque no verão podem ser necessárias duas irrigações, ainda que em outras estações uma rega diária seja suficiente.
Também é possível instalar mecanismos de irrigação por aspersão ou
gotejamento o que pode ser uma ideia prática e eficiente para economia de tempo, e de água.Há programas de irrigação com possibilidade de timer que opera mesmo quando você está ausente, por exemplo em suas férias.Outro recurso interessante é captar água das chuvas, muito rica em minerais, sempre cuidando de desprezar as primeiras chuvas carregadas de poluição caso sejam captadas dos telhados. A água das lavagem de verduras que sobra de nossas cozinhas também pode ser utilizada, também é rica em nutrientes e representa economia dos recursos naturais.
Quanto a incidência de luz, podemos afirmar que a horta mais do que qualquer outro jardim, depende de 3 à 4 horas de exposição ao sol direto, e o melhor horário está compreendido entre 10:00h e 15:00h principalmente nas zonas urbanas que sofrem o obstáculo das camadas de poluição. É interessante estar atento a períodos de forte insolação no verão principalmente em lajes de edifícios, terraços cimentados que proporcionam forte irradiação de calor. Nestes casos pode-se programar coberturas com telas de sombreamento que amenizem o calor e a insolação.
Finalmente podemos observar se no local há incidência de ventos fortes, o que facilmente ocorre em terraços localizados nos andares mais altos dos edifícios. O vento demasiado impede o metabolismo correto das plantas prejudicando muito seu desenvolvimento. Pode-se contornar este problema criando pára-ventos naturais ou artificiais.
Quanto ao alimento, devemos manter a horta em local de fácil manejo e limpeza para podermos adubar e cuidar das plantas com maior praticidade possível.
Téc. em Agricultura Orgânica / UNICAMP