quarta-feira, 4 de maio de 2011

nOta - terroRismo



ALDEIA  GLOBAL

AL QAEDA - um escritor judeu e um terrorista árabe





Isaac  Azimov


Nascido em Petrovich, Rússia, em 1920 e naturalizado norte-americano em 1928, Isaac Azimov de família judaica, morreu em 1992 na cidade de Nova York por falência múltipla de orgãos, devido ao vírus da AIDS contraído em transfusão de sangue em 1983. Escritor prolífico, com 463 livros e conhecido mundialmente por suas obras de ficção científica, tem na extensa bibliografia, os livros The Gods Themselves, a série Fundações e O Fim da Eternidade (publicado originalmente em 1955), onde o destino da humanidade e o curso da história é alterado por uma organização que controla o tempo, considerados seus melhores livros.







Osama  Bin  Laden 


Nascido na Árabia Saudita em 1957 e filho de um magnata, Osama Bin Laden - assassinado em maio de 2011 na cidade de Abbottada no Paquistão - segundo o seu melhor biógrafo, Yossef Bodansky, "começou a década de 1970, como fizeram muitos outros filhos dos ricos e bem conectados - quebrar o estilo de vida muçulmano rigoroso na Arábia Saudita, com estadas em Beirute cosmopolita. Enquanto no ensino médio e superior, Osama visitou Beirute, muitas vezes, freqüentando boates, cassinos e bares. Ele era um beberrão e mulherengo, que muitas vezes o levou a ter brigas de bar".



É essa época na vida de Bin Laden, a mais próxima dos hábitos ocidentais - várias viagens aos EUA e Londres (onde comprou uma propriedade em Wembley)  - provável responsável pelo contato com a literatura de Asimov. No Afeganistão, na década de 80 serviu aos EUA no combate à antiga União Soviética durante a guerra fria e foi nesse período que Osama Bin Laden fundou a Al Qaeda.

Em 1951, Fundação, livro de Isaac Azimov, foi traduzido pro árabe como Al Qaeda; no enredo do livro, o cientista e profeta Hari Seldom prevendo a queda do império, cria a sua fundação em um lugar na galáxia com o intuito de construir, a partir das ruínas do velho império, uma nova civilização; e para isso usa a religião como meio de alcançar seu êxito, transmitindo mensagens de vídeo gravadas aos seus seguidores.

Um escritor judeu Issac Asimov; um terrorista árabe Osama Bin Laden, entre os dois o império – EUA. Ficção científica na construção de uma realidade.

                                                                
 Assis  garceZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário