sexta-feira, 27 de maio de 2011

crÔnica


Ciência também é arte!


Educação artística, muito bom! Proporcionar às crianças em situação de risco o contato com a arte é extremamente salutar, fazer com que saiam do seu cotidiano, seu mundo um tanto restrito pela falta e sua realidade onde ser criança – é não ser. ONGs; instituições públicas, privadas e religiosas; ações da sociedade civil; existem, é verdade. Ver, saber que tais crianças estão aprendendo tocar instrumentos musicais, até mesmo de latas confeccionadas por elas é gratificante. Mais isso basta?
Curiosidade. É sempre bom ter. Ciências, afinal é bom ou não conhecer?
Oportunidades. Oportunidade de aprender, de conhecer – de entender como a miséria - injustiça social – é mãe de muitos artistas, pessoas que tiveram oportunidades e conseguiram abraçar ideias e assim saíram de tal situação – miséria. Mas a pobreza somente pode ou deve ser mãe de artistas?
Cientistas, físicos, matemáticos, engenheiros; serão até quando órfãos da pródiga mãe – injustiça social?
Seria ditadura das artes, oferecer na maioria das vezes à essas crianças os tambores, a dança, os jogos, a oportunidade em aprender fazer instrumentos musicais com materiais reciclados?
A sobrevivência dos pandas, micos e afins, não depende da ciência? a salvação do planeta - megalomania? - não depende em maior proporção da ciência? ou somente educação resolve? Resolve para quem tem a consciência pesando uma tonelada em tanto jogar comida fora.
Instituições de ensino e religiosas, empresas e Ongs; promover ações voltadas ao estímulo da curiosidade científica é oferecer oportunidade a quem não tem muitas a aproveitar, afinal; nem só com tambor se estimula cidadania à crianças em situação de risco; ciência também é educação, e a propagação através do lúdico  tem a força de criar chances para que tenhamos cientistas, tecnólogos, engenheiros e físicos vindo do improvável. 


texto: Assis  garceZ

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