segunda-feira, 21 de novembro de 2011

nOta - Horta Urbana Orgânica


Algumas razões para o cultivo em casa






Se você espera ardentemente chegar o fim de semana ou aquele feriado prolongado para se envolver em  um lazer junto à natureza está na hora de conhecer um tipo de lazer simples, e criativo: Cultivar uma horta orgânica bem no seu lado, no quintal ou na varanda! Para refletir sobre o assunto, seguem 8 razões para lançar-se neste projeto desafiador!

1- Lazer verdadeiro:  O cultivo de uma horta urbana é um lazer econômico, sempre disponível, que exige real interação com a natureza. Alí você tem é o agente  e tem papel preponderante.Trata-se  também da oportunidade de um diálogo que se estende entre você e suas plantinhas, que surge da observação de suas necessidades, de sua beleza , de seu crescimento e tranformações constantes. Observa-se na horta o próprio desenrolar da vida, processos simples do crescimento nos inspiram a crescer com elas e a  nos transformarmos também!

2- Lazer ecologicamente correto. O cultivo ecológico, que é nossa proposta, supõe a não contaminação do ar, da terra e da água, mantendo a vida de diversas espécies do solo e a vida de todo o entorno. Com o passar do tempo vemos manifestar-se no espaço da varanda ou do jardim um microclima diferente, agradável, propício à vida de inúmeros e belos insetos, pássaros, aonde anteriormente  havia apenas um cimentado estéril onde a natureza não podia se instalar por completo. Este microclima propício é a nossa maior ferramenta, a chave para o sucesso de nossa horta urbana orgânica.

3- Lazer criativo. Com a prática experimentamos o plantio de diversas hortaliças, ou de diferentes fórmulas de preparo da terra, além do que ao longo do ano as variedades a serem plantadas terão que acompanhar a mudança das estações, variando o cardápio da família.

4- Atividade lúdica e relaxante - ao ar livre e de baixo custo. A horta agrega pessoas ao seu redor ,atende a grupos com perfis diversos , e pode representar lazer importante para portadores de limitações físicas leves, grupos da terceira idade , proporcionando saúde  física e mental a todos que dela se aproximam representando  grande alegria para crianças e jovens que desde cedo aprendem a respeitar a natureza.

5- Atividade que embeleza as sacadas e balcões e pode se prestar a reaproveitar espaços ociosos como terrenos baldios, lajes superiores de edifícios ou em comunidades carentes, servir como horta comunitária.

6- Atividade que melhora a gestão da energia em nossas casas na medida em que estimula o reaproveitamento dos vegetais através da compostagem dos resíduos orgânicos que sobram de nossas refeições e empregando somente insumos orgânicos como húmus .

7- Proporciona alimentos colhidos no melhor momento de sua maturação, do qual você não só conhece a procedência mas se orgulha muito dela! Decorrem  daí frescor e  sabor inigualável

8- Atividade que conduz o ser humano de volta ao contato com os ritmos cósmicos que regem todos os seres vivos. A vida urbana prioriza o imediatismo,a facilidade de encontrar nas prateleiras dos supermercados  durante todo  ano, todos os produtos, o que nos afastou do  contato com  a realidade da  sazonalidade  dos alimentos, que são ofertados  pela natureza ao longo das estações do ano, segundo uma sabedoria superior para nosso desenvolvimento, conceito tão conhecido de nossos antepassados e que pode ser resgatado a partir do contato com a horta.












fotos: divulgação

Maria Regina Godinho
Téc. em Agricultura Orgânica / UNICAMP

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário