quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

para VER! abrupta.



ABRUPTA

Mariana Mello

Luana Navarro








Trabalhosolopesquisa que está em processo de maturação desde 2013. Neste ano foi criada uma primeira versão, apresentada na Mostra de Solos do CONEXÕES IMP – Investigação do Movimento Particular em Curitiba – PR. Em 2014 o trabalho ganhou uma segunda versão, à qual se deu o nome de ABRUPTA – 1º desvio, apresentada dentro do Independência: quem troca? - evento realizado pela Medusa Editora e Produtora através do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição.
Desde então tem se estudado a criação de novos desvios entendendo-os como um componente fundamental da obra e como uma estratégia de aprofundamento e desdobramento da pesquisa. A cada apresentação/performance insere-se pequenos elementos de instabilidade que fazem com que o trabalho nunca se dê da mesma maneira.
A partir desse novo entendimento ABRUPTA foi apresentado no II Festival Cuerpo Estado e no II Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre el Cuerpo y Corporalidades en las Culturas, ambos em 2015, na cidade de Bogotá – Colômbia.

Provocadores: Tuca Pinheiro, Dudude Herrmann, Juliana Adur, Cíntia Napoli.



 Mariana Mello 
 Concepção e performance

Mariana Mello (1992, Curitiba, Brasil) é bailarina, diretora teatral, dramaturga e pesquisadora. Bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR). Desenvolve desde 2010 uma pesquisa solo de criação em dança contemporânea / performance que já gerou diversas obras e que foi contemplada por dois anos consecutivos com o Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba (2011 – Residência Artística e 2012 – Estruturação Coreográfica).  Trabalhou com inúmeros artistas e companhias de dança e de teatro da cidade de Curitiba, dentre os quais o núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, a desCompanhia de dança, a Companhia de BifeSeco e a Setra Companhia de Teatro. Atualmente vive em Bogotá, onde cursa a Maestría en Artes Vivas de la Universidad Nacional de Colombia e onde desenvolve sua pesquisa solo intitulada PARTIR dentro do Centro de Experimentación Coreográfica – CEC da Fundación Danza Común.

Nenhum comentário:

Postar um comentário